"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." Marcos 16:15

O jejum que agrada a Deus

O jejum que agrada a Deus

Escrito por

Nesta palestra, Dra. Filó fala sobre o tempo da Quaresma, em que muitas pessoas fazem penitências pelos acontecimentos que são relembrados nesse tempo. Porém, ela quer nos convida a refletir sobre o real significado desse momento, que é um chamado para a conversão e, por isso precisamos repensar qual o jejum que agrada a Deus.

Para viver a Quaresma, você para se permitir ser evangelizado de novo, se permitir aprender de novo para que, assim, possa assumir a causa de Jesus.

No princípio da Quaresma, quando na Quarta-Feira de Cinzas as cinzas são passadas sobre nossas cabeças,  recebemos um chamado: Convertei-vos e crede no Evangelho. A simbologia das cinzas nos mostra que o momento é de renovação. Sendo assim, como os ramos passaram pelo fogo e viraram cinzas, precisamos pedir ao Pai que envie em nossas vidas o fogo que nos queima e nos renova: o Espírito Santo.

Então é preciso pedir a Ele que queime as nossas ilusões, que nos transforme. É um tempo que vamos fazer uma travessia. E para isso, algumas práticas quaresmais nos são solicitadas: jejum, esmola e oração.

Qual é a proposta de jejum de Jesus?

A proposta de jejum de Jesus é diferente dos ritos vazios a que estamos acostumados, como nos privar de consumir algo de que gostamos. Isso não leva a nada se de fato não realizarmos nenhuma obra para os irmãos. Ou seja, se o seu jejum não tiver como alvo o próximo, é preciso revê-lo.

Por isso, a proposta é experimentar algumas maneiras diferentes de jejuar, mudando algumas atitudes que precisamos melhorar, por exemplo: nos livrar dos preconceitos e do julgamento do outro que nos afasta dos irmãos e celebrar a nobreza guardada dentro de cada um de nós; bem como deixar de lado as preocupações que não nos leva a lugar nenhum e celebrar um Deus que é providente; entre outras coisas.

O nosso entendimento sobre esmola e oração também precisa ser transformado. A esmola devemos entender como fazer da nossa vida uma oferta todo dia para Deus e para os irmãos. E na oração devemos nos inspirar no próprio Cristo que nos ensinou que podemos clamar pelo Pai e ter total confiança Nele.

Portanto, assim, que ao iniciar mais uma Quaresma possamos nos permitir uma transformação para chegar na Páscoa de um jeito novo.

Informações sobre o vídeo

🙏 Grupo de Oração Dra. Filó – Paróquia Nossa Senhora Rainha
💬 Início da pregação – 00:28
📖 Evangelho Mateus 6: 16; Isaías 58: 5
💭 Reflexão – 28:38
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👩🏻‍💼 Acompanhe a Dra. Filó nas redes sociais:

YouTube | Instagram | Facebook |Twitter

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Quer saber mais sobre o testemunho da Dra. Filó e se aproximar de Jesus? Então, conheça o livro Uma Lição de Fé.

Anúncio

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.