Neste encontro, fazemos uma reflexão sobre um sentimento que deve ser a marca de quem crê em Cristo: a alegria. No terceiro domingo do tempo do Advento recebemos esse convite por meio da passagem de Paulo, na carta aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor”.
Paulo escreve isso enquanto estava preso. Pensando nisso, é importante notar que, mesmo em uma situação adversa, a alegria de Paulo não estava vinculada ao que ele estava vivendo. Era uma alegria mais profunda. E é para essa alegria mais profunda que Paulo nos convida.
Nós estamos fazendo uma caminhada de oração, de mais intimidade com Jesus, buscando por uma vida pautada Nele para que Ele seja o nosso centro. Por isso, esse convite é para que a gente não se distraia e não permita que nada nos tire do foco, que é Jesus.
As razões para alegrar-nos no Senhor
Há duas razões para termos alegria. A primeira é por aquilo que Deus fez: Ele veio e nossa salvação dependeu dessa vinda. E a segunda razão é que Deus continua presente. Por isso, Paulo diz “O Senhor está próximo”.
Precisamos compreender, porém, que proximidade de Deus não tem a ver com tempo e espaço. Tem a ver com o amor. Deus está perto de nós, porque Ele nos ama. E esse é um mistério que precisamos nos aprofundar: o amor de Deus.
Sendo assim, ao pensar sobre o Natal, podemos compreender a manifestação concreta desse amor: de um Deus que assume a nossa carne e se torna filho para nos mostrar que também somos filhos e, por isso, temos direito a uma herança – a vida eterna.
Muitas vezes, estamos com o coração inquieto, porque não colocamos nossa segurança em Deus. Mas precisamos nos acostumar e experimentar esse Deus vivo em nossa para entender o que é andar na presença.
Por isso, essa proposta para encerrarmos o ano na alegria é um convite para ter uma fé mais madura, simplesmente porque Deus existe e isso nos basta. Afinal, saber ser amado exige de nós duas atitudes: confiança e abandono. Portanto, precisamos aprender a nos entregar, porque sabemos que Deus faz o melhor.
Nessa época de Natal, o mundo olha para nós que somos cristãos e espera ver essa alegria que contagia; uma alegria profunda, que é a assinatura do Espírito Santo de Deus. E por que ela existe? Porque sabemos que Deus está vivo no meio de nós.
Informações sobre o vídeo:
🙏 Grupo de Oração Dra. Filó
📅 14/12/2021
✝ Celebração da Missa com Padre Alexandre Fernandes (início do vídeo)
💬 Início da pregação da Dra. Filó – 01:19:19
📖 Carta de São Paulo aos Filipenses 4: 4-7; Evangelho de Lucas 3: 10-18
Acompanhe a Dra. Filó nas redes sociais:
YouTube |
Instagram |
Facebook |Twitter
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Quer saber mais sobre o testemunho da Dra. Filó e se aproximar de Jesus? Então, conheça o livro
Uma Lição de Fé.