Neste encontro realizado na semana que celebramos Corpus Christi, Dra. Filó para refletirmos sobre o que é a eucaristia e qual lugar ela ocupa em nossas vidas enquanto cristãos.
O sacramento da eucaristia é um sacramento de amor. É o maior tesouro que a igreja tem, porque é Jesus Vivo, o verdadeiro pão que desceu do céu para nos alimentar e nos dar força. E é uma graça que podemos receber todos os dias.
Nós temos o privilégio de ser alimentados pelo próprio Deus, mas demoramos a tomar consciência sobre esse presente de amor infinito desse Deus que vem até nós para nos alimentar e nos dar a vida.
Quantas vezes comungamos, mas essa comunhão não tem efeito para a alma, por comungarmos sem estar preparados?
Por isso, precisamos de confessar para receber a eucaristia em estado de graça. Pois, quem comunga estando preparado é marcado com as virtudes e amor de Deus, com o Espírito Santo e a sabedoria de Jesus. E, assim sendo, nenhum mal pode contra essa pessoa.
A alma precisa do amor para poder permanecer de pé. E é a eucaristia que nos faz crescer no amor e na caridade. Fomos feitos por amor e só podemos viver de amor. Portanto, se não nos nutrimos de amor, não conseguimos sobreviver.