A festa de Pentecostes é muito importante, porque nos convida a refletir sobre como estamos recebendo o Espírito Santo em nossas vidas.
Em Lucas 12, 49 Jesus faz um resumo da sua missão: “Eu vim trazer fogo à Terra”. Esse fogo que Ele veio trazer é o Espírito Santo para nos renovar.
O que nos faz ser transformados é passar pelo fogo. Sendo assim, para sermos transformados precisamos da força do Espírito de Deus. Pois, assim como o ar é indispensável para nossa vida biológica, o Espírito Santo é indispensável para a nossa alma.
Por isso, da mesma forma com que nos preocupamos com aquilo que polui o ar, precisamos pensar no que está envenenando o espírito. O que está poluindo a nossa cabeça e coração e impedindo que o Espírito Santo se manifeste?
O mundo nos dispersa de Deus. Muitas vezes, não temos consciência daquilo que vai intoxicando o Espírito Santo em nós, porque nossos olhos estão mais acostumados a ver imagens que são diferentes das coisas de Deus do que manifestações de amor. Isso acaba impedindo que esse fogo que Jesus veio trazer se acenda de verdade.
Mas como o cristianismo é uma religião que não nos impõe nada, nós precisamos desejar de coração receber o Espírito Santo para nos transformar em uma testemunha crível do Senhor.
Portanto, como tudo de Deus é um convite, se quisermos receber esse fogo do Espírito Santo, precisamos dar uma resposta.