A partir da leitura do trecho do Evangelho de João 14, 23-29 podemos fazer uma reflexão sobre o que é ser cristão.
Tomemos o que diz o versículo 23: “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada.”
Com essas palavras, Jesus nos mostra que, se respondermos ao amor de Deus com amor, passamos a ter a nobreza de ser a morada da Santíssima Trindade.
Por amor, antes de criar o mundo, Deus nos criou. Somos resultados de uma escolha Dele, que criou e deu um propósito para cada vida. Sendo assim, cada um de nós tem um papel no projeto de salvação.
Por isso, não é uma ilusão entender que Deus habita dentro de nós. A partir do Batismo, Ele estabelece em nossos corações a sua morada e só espera o momento em que vamos despertar para essa presença em nós.
Assim, não precisamos buscar Deus do lado de fora. E, sim, compreender que não caminhamos só, mas com Deus, pois somos acompanhados por um amor que nos sustenta.
Compreender isso é mudar todo nosso entendimento do que é ser cristão, porque a partir da consciência de que somos sacrário onde Deus habita, passamos a agir no amor e na compaixão.
Como é bonito compreender que o Senhor veio a nós e estabeleceu morada!
Portanto, não busque a Deus onde Ele não está. Não busque fora de você. Volte-se para dentro e reconheça essa presença para que ela possa te conduzir, levando aos lugares e experiências que precisa viver.